10 livros que você precisa ler para expandir sua mente – Parte 1

Uma lista que vai te fazer enxergar o mundo de outra forma!

Hoje vamos compartilhar com vocês uma lista com os livros que vão te fazer ter uma outra noção no mercado empreendedor e nos negócios. Veja só!

 

  1. A Revolução dos Bichos

Uma crítica ao socialismo feita por um socialista (o autor George Orwell era socialista). O livro conta a história de uma fazenda onde os animais se rebelaram contra os humanos opressores e assumiram o controle. A tarefa de dirigir a fazenda ficou a cargo dos porcos. E, com o tempo, algumas das ideias instituídas no começo da revolução, como a máxima de que “todos os animais são iguais”, vão sendo alteradas de modo a dar cada vez mais privilégios a classe dirigente – “todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais que outros”.

  1. 1984

A obra, escrita em 1949, mostra uma realidade futurista no ano de 1984 na qual as pessoas são vigiadas 24 horas por dia pelo estado, personificado na figura do líder, o Grande Irmão (por isso o programa de TV que vigia as pessoas com câmeras em todos os lugares se chama Big Brother). O livro é outra crítica contra os modelos de estado socialistas onde qualquer tipo de oposição, mesmo uma sussurrada durante o sono, era punida como crime. As partes mais interessantes são as que falam sobre o Ministério da Verdade, com funcionários incumbidos apenas de reescrever a história diariamente para que o governo nunca entre em contradição, e das várias ligas estudantis que moldam os pensamento das crianças desde pequenas para que se adequem a realidade do estado (qualquer semelhança com o mundo atual não é mera coincidência).

  1. Os Axiomas de Zurique

O autor Max Gunther, filho de banqueiros suíços fala sobre o pensamento e as regras seguidas pelos suíços ao investir. Apenas o prefácio do livro já nos leva a uma reflexão formidável. O autor nos convida a pensar sobre a Suíça, um país minúsculo, localizado numa região montanhosa de clima frio e solo pobre. O país não tem saída para o mar, não tem riquezas minerais e mal consegue extrair um barril de petróleo para chamar de seu. No entanto, os suíços ainda estão entre os povos com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e renda per capita do mundo… sabe por quê? Porque são os maiores investidores do mundo!

  1. Os segredos da mente milionária

O livro busca desconstruir condicionamentos negativos sobre dinheiro e riqueza que invariavelmente adquirimos ao longo da vida por ouvir de toda parte que “o dinheiro é a origem do mal” (só um exemplo). No cerne da questão está o fato de que uma mente programada para a pobreza nunca vai lhe dar uma vida rica e que se você quer mudar seus resultados deve começar mudando seus pensamentos.

  1. Pai Rico, Pai Pobre

Um clássico sobre educação financeira. O autor Robert Kyosaki usa sua história pessoal para passar importantes lições sobre empreendedorismo e mostrar como os ricos educam seus filhos. Robert nasceu em uma família de classe média no Havaí. Seu pai biológico (a quem ele chama de “pai pobre”) era funcionário público e, embora fosse muito inteligente, nunca chegou a atingir a liberdade financeira. Seu “pai rico” acabou sendo um comerciante local, pai de seu melhor amigo de infância, que foi acumulando grande riqueza ao longo da vida e acabou se tornando o homem mais rico do Havaí. Durante esse processo, ele foi transmitindo sua maneira de pensar e agir para Robert. Ótimo livro para começar!