10 livros sobre mitologia grega que você precisa ler – Parte 1

Conheça algumas obras sobre um dos assuntos mais fascinantes do mundo.

A mitologia grega nos trouxe histórias simplemente incríveis. Com elas, explicações sobre o dia e a noite, a origem do homem, a existência de entidades, estações do ano, o bem e o mal e muitos outros assuntos tornaram-se muito mais interessantes.

Veja a primeira parte da lista que separamos para você!

  1. Tudo que precisamos saber mas nunca aprendemos sobre mitologia

De onde viemos? Por que as estrelas brilham e as estações do ano mudam? O que é o mal? Desde o princípio dos tempos, a humanidade vem respondendo a essas perguntas com histórias criativas, que já foram utilizadas pela religião, ciência, filosofia e literatura popular. Neste volume, Davis introduz e explica os grandes mitos mundiais, bem como as obras de literatura que os tornaram famosos, abordando, entre outros, o mesopotâmico Gilgamesh, o primeiro herói da mitologia; Aquiles e a Guerra de Troia; Stonehenge e os druidas; Thor, o deus nórdico dos trovões; e A vida e as grandes dificuldades enfrentadas pelo homem que se tornou Buda.

  1. Livro de ouro da mitologia

A guerra de Tróia, Hércules, Minerva, Midas, as divindades rurais, a mitologia oriental e nórdica, os druidas são alguns dos temas tratados nessa obra que conquistou milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O leitor ficará fascinado com as mais encantadoras histórias e adquirirá conhecimentos indispensáveis a sua formação cultural. O autor, Thomas Bulfinch, pensou nesta obra para desvendar alguns mistérios sobre a mitologia grega. O livro conta a história de vários deuses e heróis da Grécia antiga.

  1. O herói de mil faces

Em ‘O herói de mil faces’, Joseph Campbell – reconhecidamente, um dos maiores estudiosos e mais profundos intérpretes da mitologia universal – apresenta o herói compositor; Apoio, Wotan, Buda e numerosos outros protagonistas das religiões, dos contos de fada e do folclore representam simultaneamente as várias fases de uma mesma história. O relacionamento entre seus símbolos intemporais e os símbolos detectados nos sonhos pela moderna psicologia profunda é o ponto de partida da interpretação oferecida por Campbell. O ponto de vista psicológico é, então, comparado com as palavras proferidas por grandes líderes espirituais, como Moisés, Jesus, Maomé, Lao-Tzu e os Anciãos das tribos australianas. Oculto por trás de várias faces, emerge o herói por excelência, arquétipo de todos os mitos.

  1. Édipo rei

Uma terrível maldição assolou a região de Tebas – a fome e as doenças dizimavam seus cidadãos, e as mulheres se tornavam estéreis. O rei Édipo recebeu a visita de Tirésias, o cego adivinho, que lhe revelou a razão de tanto mal. De acordo com os oráculos, Édipo deveria punir o assassino de Laio, seu antecessor no trono de Tebas. Atormentado pela profecia de Delfos, de que iria matar o pai e desposar a mãe, Édipo tenta fugir de seu destino.

  1. Heróis, deuses e monstros da mitologia grega

Os heróis mitológicos são seres solares que amam o ar livre, voam, cruzam mares revoltos, correm nas colinas e caçam nas florestas. Os monstros preferem a escuridão – Minotauro, homem com cabeça de touro, por exemplo, habita um labirinto sombrio. Mas tanto heróis como monstros são gerados pelos deuses do Olimpo, que vivem interferindo no cotidiano dos mortais. Neste livro o leitor poderá acompanhar os diálogos entre deuses e semideuses, desvendar seus pensamentos, vivenciar suas aventuras e assim entrar em contato com a cultura da Antiguidade.