4 curiosidades sobre livros

Seja para estudar ou para apreciar uma boa história de romance ou ficção, os livros fazem a cabeça de muita gente por aí. Embora existam os que preferem filmes, os livros seguem com lugar garantido na estante das pessoas. Confira nessa lista 5 curiosidades interessantes envolvendo livros.

1 – Existe um prédio em formato de livro na Alemanha

Na Biblioteca Alemã (Deutsche Bücherei), em Leipzig, você pode encontrar um prédio anexo à biblioteca em formato de livro. Uma verdadeira obra de arte da arquitetura, e uma parada obrigatória para turistas fanáticos por livros.

2 – Existe um livro de quase 5500 páginas falando sobre Barack Obama

Considerado o maior livro do mundo, “The Collection, Obama and Pluralism”, escrito por Damien Dematra tem quase 5500 páginas e trata sobre a vida de Barack Obama.

3 – Uma das maiores bibliotecas da antiguidade foi completamente destruída

A Biblioteca de Alexandria foi talvez a maior biblioteca a antiguidade, servindo como casa para inúmeros textos sobre matemática, astronomia, estudos medicinais e outros tipos de literatura.

Grande pensadores e matemáticos tinham textos na antiga biblioteca. No entanto, um incêndio acabou com o precioso acervo, destruindo não apenas os textos, mas todo o conhecimento que havia sido registrado naquela época.

Para homenagear a antiga biblioteca, a UNESCO e o governo egípcio construíram uma versão moderna da Biblioteca Alexandrina.

4 – Dom Quixote foi eleito o melhor livro da história

Uma enquete realizada pelo Clube do Livro da Noruega, envolvendo cerca de uma centena de grandes nomes da literatura internacional, decidiu em 2002 que o melhor livro de todos os tempos é Dom Quixote, de Miguel de Cervantes.