Banner-Noticias-Site_Fevereiro-02

6 Dicas para os estudantes lerem mais rápido

Os leitores necessitam de tempo e, especialmente durante a faculdade, é difícil conciliar os momentos dedicados à leitura com o estudo. No entanto, seguindo algumas dicas, é possível ler mais livros em menos tempo. Se você quer otimizar sua leitura, confira o passo a passo preparado pela Universia Brasil, um dos maiores portais de notícias educativas:

1- Ler dois ou mais livros ao mesmo tempo

Para ser mais produtivo durante o dia, é importante aproveitar todos os períodos livres para ler, no entanto, é possível dinamizar ainda mais esse período diversificando as leituras. Ou seja, em vez de se dedicar ao mesmo volume até terminá-lo, combine os períodos com gêneros literários. Por exemplo: um livro de ficção pode ser perfeito para a hora de dormir, pois relaxa e trabalha a reflexão. Já uma obra técnica, que você utilizará como referência em um projeto, pode ser melhor aproveitada durante a ida para a faculdade ou uma pausa na hora do almoço, momentos em que você está mais desperto.

2- Crie metas

Métodos como a Técnica Pomodoro defendem a teoria de que as pessoas são mais produtivas se focarem totalmente sua atenção nas tarefas em períodos curtos, intercalados por minutos de descanso. Utilizar uma tática como essa pode ser interessante para assimilar os textos mais rápido. O ideal é traçar metas, por exemplo, ler 20 páginas ou terminar um capítulo, para cada intervalo determinado. Conforme o tempo for passando, a velocidade também aumentará.

3 – Leia por prazer

O hábito de ler não deve ser encarado como uma obrigação, e sim, como atividade de lazer. Por isso, evite entrar em contato somente com o material obrigatório da faculdade ou os títulos que os professores recomendam. Escolha autores que você quer conhecer, ou histórias que chamem sua atenção, mesmo que não estejam listadas no currículo escolar.

4- Se cansar de um livro, dê uma pausa e toque por outro

Ter foco é bom, mas também precisamos ser flexíveis. Às vezes estamos mais para uma leitura filosófica, outras vezes preferimos ler sobre ciência ou queremos fugir da realidade com um pouco de literatura fantástica. A menos que você precise ler determinada obra para a escola ou algo do tipo, não há problema em ir atrás de um livro que agrade você naquele momento. Só tente não desistir dos livros que parou, mantenha o compromisso de terminar os que você começa a ler. O que nos leva para o próximo item.

5- Comprometa-se a ler determinado número de páginas antes de desistir de um livro

Adote  a “regra das 50 páginas” (ou algum outro número razoável que você prefira). Ela consiste em só desistir de um livro depois de ler esse número mínimo de páginas. Até lá, a história já se desenvolveu um pouco e você teve tempo para se envolver com a obra. Ao fim desse período de teste, você pode decidir, sem culpa, se quer seguir em frente ou não.

6- Carregue sempre um livro na mochila

Em um passado mais simples, antes de quase todo mundo ter um smartphone, era muito comum ver pessoas lendo no transporte público ou em filas e salas de espera. Que tal pegar um livro em vez de ficar trocando mensagens ou olhando o feed das redes sociais?