Como não esquecer histórias de livros

 Você lê uma história e, por mais que goste dela, percebe que algum tempo depois já não se lembra mais daquilo que leu. Já passou por isso? Essa é uma situação que acomete várias pessoas e pode ser bastante inconveniente caso seja necessário lembrar informações para uma prova, por exemplo.

Veja 5 dicas para que você não se esqueça daquilo que leu:

1 – MOTIVE-SE

Qual é a sua motivação para ler a história? Você precisa tirar uma boa nota numa prova, ou decidiu iniciar a leitura porque ela lhe pareceu atraente? Descubra algo que torne a leitura interessante e mantenha essa característica em mente.

2 – CONCENTRE-SE

Evite ler antes de dormir, ou num ambiente cheio de distrações. Quanto mais concentrado você estiver na sua leitura,maiores serão suas chances de recordar o que foi lido.

3 – CRIE ASSOCIAÇÕES

Associe os personagens a amigos e familiares e tente relacionar acontecimentos à fatos que você se recorde. O cérebro tem maior facilidade para memorizar conteúdos a partir de associações, portanto use esse recurso sempre que necessário.

4 – GRIFE, ANOTE E FALE

Grife trechos importantes, anote-os num caderno (ou no próprio livro, caso ele seja seu) e fale-os em voz alta. Essas são ações simples, mas que podem ajudar muito na hora de recordar informações.

5 – DEDIQUE-SE

Quanto maior for a sua dedicação à leitura, maiores serão as suas chances de lembrar a história lida. Ler frequentemente, por exemplo, ajudará muito esse processo.

Fonte: Universia