Conheça as 10 bibliotecas mais bonitas do mundo – Parte 1

Principais construções estão localizadas nos EUA e Europa!

Considerada um ambiente ideal para os amantes da literatura, as bibliotecas não só guardam milhares de livros como também foram construídas em edifícios, que são verdadeiras obras de arte.

Entre os Estados Unidos e a Europa é que estão as bibliotecas mais belas do mundo. Confira as 10 principais:

1 – Biblioteca Clementinum (Praga, República Tcheca)

Construída em 1722, o edifício é uma obra da arquitetura barroca de Praga. A biblioteca abriga mais de 20 mil volumes sobre literatura, medicina e teologia. Por muito tempo, foi considerada o terceiro maior colégio jesuíta do mundo. Seu teto é repleto de afrescos do pintor Jan Hiebl.

2 – Biblioteca do Monastério Beneditino de Admont (Áustria)

Inaugurada em 1776, esta é a maior biblioteca monástica do mundo. São mais de 180 mil obras, incluindo 1,4 mil manuscritos e incunábulos, além de volumes antigos e edições originais de obras raras. O local foi projetado pelo arquiteto Josep Hueber com um estilo rococó, cujo teto da cúpula tem pinturas do artista austríaco Bartolomeo Altomonte, que celebram a ciência e a fé.

3 – Biblioteca Municipal de Stuttgart (Alemanha)

Projetada em 2011 pelo sul-coreano Eun Young Yi para ser um centro de produção cultural, a biblioteca tem um formato de cubo com nove andares. As paredes externas são de tijolos de vidro levemente acinzentados. No interior, ela é totalmente branca. Os livros que revestem as prateleiras são os únicos vestígios de cor, o que a faz brilhar como um cubo de luz.

Com linhas geométricas que causam ilusões ópticas, a biblioteca abriga milhões de livros, além de disponibilizar um café literário e um terraço panorâmico. À noite, ela é iluminada em diferentes cores.

4 – Biblioteca Trinity College (Dublin, Irlanda)

Fundada em 1712, a biblioteca fica na mais antiga universidade da Irlanda e abriga a impactante Long Room, uma sala de madeira escura com 65 metros de comprimento. No local estão expostos os 200 mil livros mais antigos existentes na biblioteca.

No total, o conjunto possui quase três milhões de livros, além de alguns tesouros artísticos, incluindo 14 bustos de mármore e uma harpa irlandesa de carvalho do século 15, símbolo do país.

5 – Biblioteca George Peabody Library (Baltimore, Estados Unidos)

Localizada na Universidade de Johns Hopkins, a biblioteca possui mais de 300 mil volumes em seu acervo. Os livros datam desde o século 19 e tratam de assuntos como religião, arte britânica, arquitetura, história, literatura, viagem e romance. O local também já foi descrito como a “catedral dos livros” e é referência da arquitetura neoclássica.

Projetada pelo arquiteto Edmund Lind em 1860, a construção é repleta de mármore preto e branco, decorações de ferro e cinco fileiras de balcões com colunas douradas. Por sua elegância, a biblioteca é frequentemente utilizada para casamentos e festas privadas.