Mito ou verdade: ler em lugares mais escuros faz mal saúde dos olhos?

É praticamente impossível encontrar alguém que nunca tenha ouvido que “ler em lugares mais escuros vai lhe deixar cego”. Embora o ideal seja ler em locais com mais iluminação, a afirmação de que ler em locais de pouca iluminação faz ou não mal para a saúde ainda gera muitas dúvidas.

Para descobrir a verdade, continue lendo e veja se essa é uma atitude ou não prejudicial para a saúde ocular.

O funcionamento dos olhos no escuro

Quando você está no escuro, suas pupilas se dilatam para absorverem o máximo de iluminação possível. Embora isso seja um mecanismo normal para ambientes mais escuros, quando você tenta ler nessas condições sua visão faz mais esforço.

Como não existe muito contraste entre o que você está lendo e o ambiente mais escuro, seus olhos precisam de muito mais estímulos para conseguir converter o que está a sua frente em uma imagem.

Os efeitos de ler em lugares mais escuros

Devido a esse esforço aumentado é comum que a visão sofra de cansaço mais rapidamente, ainda que de maneira temporária. Como a leitura fica mais dificultada e há mais esforços envolvidos, você termina a leitura com a visão muito mais cansada – como se tivesse passado mais tempo lendo do que realmente ficou.

Associado a esse problema comumente está também o surgimento das dores de cabeça. O esforço redobrado e a tensão causada normalmente resultam em uma dor de cabeça após a leitura em local mal iluminado.

Se for feita por muito tempo, esse tipo de leitura também pode causar um ressecamento ocular, levando à sensação de incômodo e de coceira.

Faz mal para a saúde dos olhos?

Apesar dos efeitos que causa na sua visão de maneira imediata, ler em lugares mais escuros não faz mal necessariamente para a saúde dos olhos em longo prazo. Isso significa que você não vai precisar de óculos e nem que vai ter uma progressão do seu grau caso você leia nesse tipo de local.

Se por um lado esse tipo de leitura não prejudica a saúde em geral da visão, por outro ler em lugares mais escuros prejudica a qualidade da sua leitura. Com a visão cansada, é mais difícil associar o que você está lendo e, eventualmente, a leitura também se torna menos prazerosa.

Por isso, o melhor é usar ao menos uma fonte de luz direcionada, como uma luminária, de modo a aumentar o contraste entre as páginas e o ambiente. Com isso, ainda sendo um lugar mais escuro você garante que a sua visão funcione da melhor maneira possível.

Ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva e não é responsável por causar problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Apesar disso, é um hábito que aumenta o cansaço da visão, aumenta as dores de cabeça e também diminui a qualidade de leitura em geral. Com isso, se for inevitável ler em locais assim procure ter uma fonte de luz direcionada para favorecer o processo.

Você tem o hábito de ler em lugares com menos iluminação? O que você pensa a respeito?